domingo, 13 de setembro de 2009

Ei! Você sabia? 2

Melancia Fatos nutricionais das melancias
História da melancia: Nos primórdios muito mais sementes e casca
Além de saborosa, a melancia é apreciada pelos nutricionistas em função dos seus benefícios à saúde. Pesquisas recentes têm mostrado que a melancia contém altas concentrações de licopeno, um antioxidante que pode reduzir o risco de câncer e outras doenças. A história da melancia pode ser rastreada até a África nos primórdios ela continha muito mais sementes e casca. Hoje em dia as variedades de melancias são maiores, mais doces, com sementes menores e casca menos grossa. Melancia consiste em 92% de água e 8% de açúcar.
Selecção da melancia
Seleccione a melancia que seja firme, simétrica, e livre de rachadura, machucados e pontos macios. A melancia madura terá um brilho saudável. Como dica,evite melancia que seja muito dura com cor branca ou amarelo pálida na parte de baixo, pois isso indica que não está madura. Uma melancia que não esteja madura é ligeiramente ácida.
Armazenamento da melancia
Depois de colhida, a melancia não amadurece facilmente. Se a melancia não estiver madura, tente colocar toda a fruta em uma sacola, isso algumas vezes no amadurecimento. Melancias não cortadas podem ser mantidas fora da geladeira por até 2 semanas. Lave a melancia antes de a cortar. Depois de cortada, os pedaços que não foram comidos devem ser embalados e guardados na geladeira.
Variedades de melancias
Há mais de 50 variedades de melancias. A maioria tem o interior avermelhado, mas também variedades com cores laranja ou amareladas.
Fatos nutricionais da melancia
Tamanho da porção: 1/2 xícara, em cubos (76g)
Quantidade por porção ,%-Necessidades Diárias *, Calorias 25, Gordura total 0g, 0Sódio 0mg, 0%, Carboidratos 6g, 2%, Fibras alimentares 0g, 0%, Açúcares 5g
Proteínas 1g, Vitamina A, 8%, Vitamina C, 10%, Cálcio, 0%, Ferro, 2%,
* % das necessidades Diárias baseado em dieta de 2 mil calorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário