sábado, 5 de setembro de 2009

A História do Goalball

O Goalball foi iventado em 1946 pelo Austríaco Hanz Lorenz e pelo Alemão Sett Reindl e tinha como finalidade sevir de terapia para pessoas cm deficiência visual(cegos e com baixa visão). Inicialmente o Goalball fazia parte de programas de atividades físicas de reabilitação para soldados veteranos que haviam adquirido a deficiência visual durante a Segunda Guerra Mundial.
É um esporte onde, participam duas equipes de três jogadores ,com no máximo, mais três atletas de reservas.Competem, na mesma classe atletas classificados com B1,B2 E B3, segundo as normas de classificação desportivas masculinas e feminina. O desenvolvimento do jogo é baseado no uso da percepção orientação auditiva para detecção da trajetória da bola e requer uma boa capacidade de orientação espacial da pessoa com deficiência visual para saber onde está localizada .
É um esporte de equipe, onde participam duas equipes de três jogadores,com no máximo, mais três atletas reservas.
No jogo não é permitido o uso de prótese, óculos ou lentes de contato.
Todos os jogadores devem estar devidamente vendado, com vendas de panos evidamente opacas (ou óculos de sky opacos), de modo que aquele que possui visão residua não possa abter vantagem sobre um companheiro seu, totalmente cego.
O principal abjetivo do jogo é que cada equipe faça com que a bola siga rasteira e ultrapasse o gol do time adversário.Ganha a partida o time que fizer o maior número de gols.
O goaboll tornou-se modalidade desportiva propriamente ditas nos jogos Paraolímpicos de Toronto, em 1976, e, desde então, tem sido apresentado de maneira mais ampla.Em 1978, na Austría, foi realizado o primeiro campeonato Mundial da modalidade. Atualmente, sem dúvida, é práticado nos cinco continentes e em todos os 112 filiados a IBSA.

Um comentário:

  1. Na minha opinião o goalball e muito importante, assim aqueles que forem deficientes poderão ter a capacidade de jogar bola e brincar como uma outra pessoa qualquer.
    Devemos agradecer aqueles que fizeram um jogo para essas pessoas especiais.

    ResponderExcluir