segunda-feira, 9 de novembro de 2009

CORRER, NÓS TAMBÉM PODEMOS

Conheça alguns exercícios que podem ser utilizados no treinamento do atletismo de pista para pessoas com deficiência visual:
Usar um corredor de cordas elásticas, ao longo de 20 metros, que irá possibilitar o direcionamento da corrida do aluno; ao esbarrar na corda ele irá perceber que deve reorientar sua direção. No começo esta estratégia que deverá estimular uma corrida segura será basicamente uma informação tática direta e, após a incorporação desse exercício, o estímulo passa a acontecer essencialmente através de informação tática e indireta. Variações deste exercício podem ser, correr segurando a corda que estiver como ponto de referência e dando auxílio para a percepção de espaço a ser percorrido com uma das mãos ou usar duas cordas paralelas formando um corredor onde o aluno se deslocará dentro do mesmo e sem necessidade de segurar na corda, visto que as mesmas, estando mais ou menos na altura do quadril do aluno o protegerá para que este não saia do espaço previsto e seguro. Uma variação para o corredor de cordas é usar uma corda transversal e amarradas as duas, funcionando assim como "freio" onde ao esbarrar nesta o aluno deve parar, uma vez que a mesma estará no final do percurso para indicar sua finalização.
Um exemplo simples e usando auxilio sonoro, pode ser praticado a partir de 2 colunas, uma de frente para outra e distantes mais ou menos 20 metros, onde o primeiro elemento de uma coluna chamará, através de uma informação auditiva sinalética (palmas, assobios etc) ou aditiva verbal-explicativa (orientação de velocidade, direção, etc) o primeiro elemento da outra coluna para correr em sua direção,e este, ao chegar de seu deslocamento (corrida, saltitos, etc), posicionar-se no final da coluna na qual se dirigiu. As variações serão dar instruções verbais de direção e velocidade, substituir os videntes por pessoas cegas (busca da autonomia), colocar elementos complexidade motora nos deslocamentos (técnica de corrida, giros e saltos), aumentar o número de chamadores (quem bate palmas), colocar os chamadores em formações quadrados e triângulos, realizar barulhos diferentes e em volumes diferentes.
Os exercícios que indicam maior eficiência para deslocamentos em corrida podem ser os mesmos encontrados nos livros e manuais de atletismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário