segunda-feira, 9 de novembro de 2009

ESSA TAMBÉM É UMA BOA

Futsal para deficientes visuais futebol de salão para cegos (regras, mitos e fatos)
É fato que o futebol é o esporte mais popular do mundo, tendo a FIFA mais membros que até mesmo organização das Nações Unidas (ONU).
Futebol é uma paixão em muitos países, e nada mais natural que as pessoas com deficiência também tivessem contato com esse esporte tão instigante, saudável e interessante de se assistir.
No caso dos cegos, o futebol foi adaptado, e foi disputado pela primeira vez em Atenas (2004)nas para olimpíadas. Ele enormatizado pelo futsal futebol de salão, formado por quatro jogadores na linha além de um goleiro. A prática desse esporte começou na década de 20, e hoje é praticado em mais de 30 países. Uma das principais adaptações foi a bola, que passou por diversas evoluções ao longo do tempo, e hoje produz barulho (guiso) para que o cego possa identificar a sua localização . Quanto as regras, a principal modificação é que a bola só sai de jogo quando ultrapassa a linha de fundo (existem barreiras de madeira nas laterais). Os goleiros não são cegos, porém, possuem área de atuação diminuída.
Hoje em dia o futebol para cegos não é um esporte perigoso, desde que tenha uma boa estrutura e organização. Mas é claro! Os choques entre os jogadores são inevitáveis , porém, não mais contundentes que o futebol para não-cegos.

Baixe as regras do futsal para cegos no nosso blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário